O que é e quais as vantagens e desvantagens do outsourcing? - Alex Paxeco
Home » Categoria » O que é e quais as vantagens e desvantagens do outsourcing?

Portal Alex Paxeco

O que é e quais as vantagens e desvantagens do outsourcing?

Você alguma vez já ouviu o termo “outsourcing”?

Ele tem sua origem na língua inglesa, especificamente dos termos “out” que significa “fora” e “source” que significa “fonte”. Ou seja, se trata de algo que vem de uma fonte externa. No mundo corporativo, ele tem um significado muito conhecido.

Neste artigo, você vai descobrir sobre esse termo e também sobre as suas vantagens e desvantagens.

O que é Outsourcing?

Talvez você conheça esse tipo de serviço por outro nome – a terceirização – e é exatamente isso a que ele se refere. Uma modalidade de contratação que tem se tornado recorrente no mundo dos trabalhos.

Isso porque ela provoca uma diminuição das despesas e na demanda de trabalho, assim como uma otimização dos resultados.

De acordo com um pesquisa de 2017, aproximadamente 57% das empresas americanas reforçaram a estratégia da contratação de terceiros, sendo que 46% delas fizeram isso com o objetivo de reduzir os custos.

É comum também em empresas que não possuem a expertise necessária para executar determinada demanda e precisam recorrer a terceirização para resolver o desafio.

O outsourcing, que antes era visto como opção apenas para as áreas menos vitais de uma empresa, hoje é considerado muito importante para diversas empresas, principalmente aquelas com números menores de funcionários. Pode ser alocado em qualquer área da empresa, desde a limpeza, até o financeiro ou o marketing.

Essa modalidade vem crescendo cada vez mais, sendo considerada como o negócio do futuro e se direcionando para uma relação mais equilibrada e benéfica para ambos os lados, a contratada e a contratante.

A terceirização pode ser feita para qualquer área da sua empresa, com exceção apenas das áreas que ela atua. Uma empresa de marketing não pode contratar outra empresa para prestar esse mesmo serviço a ela.

Normalmente, as principais demandas vêm das áreas de logística, finanças, contabilidade, marketing, comunicação, atendimento ao cliente, recursos humanos e TI (tecnologia da informação).

As vantagens do Outsourcing

Esse tipo de serviço pode ter muitas vantagens e por isso listo aqui para você as principais:

Custo menor

O outsourcing tem um custo muito mais baixo de aplicação do que a contratação normal de um funcionário ou time especialista e essa é uma das motivações mais recorrentes na hora de decidir ou não pelo tipo de serviço. A empresa não tem despesas com transporte, alimentação, contribuições ou quaisquer outros benefícios.

Os terceirizados possuem o conhecimento necessário para a realização do serviço demandado e têm um custo menor do que se integrassem o time da empresa.

Aumento da lucratividade

Como você gasta menos com o outsourcing, os seus lucros vão aumentar como consequência. E também porque ocorre uma otimização do tempo pelo serviço estar sendo realizado por especialistas na área da demanda, aumentando não só a lucratividade como também o bom desempenho da empresa.

Maior produtividade

Quando você terceiriza algum serviço busca por pessoas especializadas na área em questão e isso significa que pessoas mais capacitadas estarão realizando os trabalhos necessários. Isso permite que as demandas sejam atendidas com mais eficiência e produtividade.

Com o aperfeiçoamento dos seus processos, você encontra até mesmo uma melhoria na qualidade dos produtos que oferece.

As desvantagens do Outsourcing

O outsourcing é uma ótima maneira de potencializar a gestão, porém existem alguns pontos que precisam de atenção e, se não forem devidamente ajustados, podem prejudicar a empresa.

Riscos de falha na segurança

Algumas funções, principalmente as de TI, exigem que certos dados e informações sigilosas sejam divididas com a empresa terceirizada.

Isso pode ser muito perigoso se você não avalia criteriosamente as empresas candidatas a suprirem a sua demanda. Por isso, é essencial acompanhar o processo de contratação bem de pertinho para garantir que seus dados estarão seguros.

Principalmente se os seus resultados dependem da segurança desses dados.

Requer um controle mais rigoroso de qualidade

É muito importante que o controle de qualidade seja levado bem a sério quando se trata do outsourcing. Isso porque você não está em contato direto com tudo que está sendo produzido, e corre o risco de não saber que o resultado não é o esperado.

Por isso é essencial acompanhar de perto o trabalho do terceirizado, para garantir que ele esteja de acordo com as suas expectativas, e caso não esteja, para que você tenha a chance de fazer as mudanças necessárias ou até mesmo contratar um outro profissional.

Desmotivação

Os motivos para que um funcionário terceirizado se desmotive com facilidade são fatores que merecem a sua atenção.

Seja pela demanda exagerada de serviços, ou a remuneração que está abaixo do que o mercado oferece, é comum que o outsourcing facilite a desmotivação e isso afeta a qualidade e o bom desempenho.

Evite que isso aconteça fazendo o que estiver ao seu alcance para motivar o terceirizado, ele precisa se sentir parte da empresa. Mostre a ele que todas as suas tarefas são muito importantes para o andamento da empresa e esteja sempre em contato para dar os feedbacks necessários.

Conclusão

O que define se o outsourcing vai ser ou não uma estratégia de sucesso dentro da empresa é a forma como ele é feito.

É preciso entender que ele não se trata de uma solução fechada e definitiva, mas sim uma opção muito viável de manter a sua empresa funcionando de maneira efetiva e com bons resultados, até que tenha condições de montar sua própria equipe.

E não menos importante, é lembrar de analisar todas as vantagens e desvantagens dessa modalidade de serviço, para garantir que a empresa está tomando a melhor decisão possível.

Gostou desse artigo? Partilhe comigo nos comentários a experiência que você tem com o outsourcing. E depois compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a essa informação.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

15 frases de incentivo para o sucesso
leia mais

15 frases de incentivo para o sucesso

Se o seu dia já começa mal, provavelmente todo o decorrer dele será na mesma vibração de energia. A solução para esses momentos é...

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar
leia mais

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar

Quando sua mente está cheia de preocupações do dia-a-dia, sua capacidade de relaxar e focar no presente diminui. Por isso, é tão importante manter...

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.
leia mais

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.

Todos nós somos emotivos em algum grau, uns com mais intensidade e outros com menor. O ser humano é capaz de sentir as mais...