O que é comunicação neurolinguística? - Alex Paxeco
Home » Categoria » O que é comunicação neurolinguística?

Portal Alex Paxeco

O que é comunicação neurolinguística?

O que é comunicação neurolinguística?

Alguma vez já teve curiosidade para entender como é que as informações são processadas no seu cérebro? Ou entender o que é a comunicação neurolinguística?

 

Você escuta algo, pensa sobre isso, interpreta o que escutou, contextualiza com o que tem de informação e, então, responde com facilidade. Todo esse processo dura apenas alguns segundos e você nem se apercebe que tudo isso está a acontecer.  

 

O seu cérebro tem uma capacidade imensa e diversas são as áreas da ciência que se propõem a estudar o funcionamento dele, os seus aspectos psicológicos, cognitivos, neurais, de linguagem, entre muitos outros.

 

A neurolinguística estuda como o cérebro compreende e produz linguagem e comunicação.

 

Por meio de imagens cerebrais, é possível analisar como o seu cérebro usa a energia durante o processamento de tudo o que tenha ligação com a linguagem falada, escrita ou assinalada.

 

Nos últimos anos, uma das áreas de estudo da neurolinguística vem crescendo intensamente – a Programação Neurolinguística, mais conhecida como PNL.

 

Neste artigo vamos abordar esse tema tão atual, continue a ler para saber mais.

Origem da PNL

O ser humano sempre procurou entender como alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional. Foi exatamente essa procura pelo desenvolvimento pleno que fez o professor de linguística John Grinder aliar-se ao psicólogo Richard Bandler para pesquisar qual o melhor caminho de evolução e melhoria de performance.

 

Eles queriam entender por que razão algumas pessoas conseguiam resultados extraordinários em áreas específicas e outras, mesmo com muito treino e dedicação, não alcançavam nem de perto os mesmos resultados. 

 

Para chegar a uma resposta, começaram a fazer comparações entre indivíduos que sofriam de qualquer tipo de fobia e aqueles que já haviam superado os seus medos. Descobriram, então, que o primeiro grupo sentia-se como se estivesse a viver uma experiência real com o objeto da fobia só de pensar nele. Enquanto o segundo grupo pensava na experiência como se estivesse a acontecer com outra pessoa e não a eles mesmos. 

 

Decidiram então aconselhar as pessoas do primeiro grupo a experimentarem pensar nos seus medos como espectadores. Não demorou muito para que as fobias começassem a desaparecer gradualmente. 

 

A conclusão era clara e certeira: O modo como alguém mentaliza determinada situação faz uma enorme diferença na forma como essa pessoa vai lidar e vivenciar esse momento. 

 

Foram então apresentados ao maior hipnotizador do mundo, o Dr. Milton H. Erickson. Ali nasceu a parceria que deu origem à Programação Neurolinguística, um método para compreender e reproduzir o potencial do ser humano.

O que é PNL?

Trata-se de uma abordagem que combina comunicação, autodesenvolvimento e psicoterapia para entender as conexões existentes entre a parte neurológica e todas as linguagens com os padrões de comportamento. 

 

Essa conexão é como uma programação que o seu cérebro recebe por meio dos cinco sentidos e com isso produz um modelo comportamental, de comunicação e emocional, que age de forma inconsciente no seu dia-a-dia. 

 

A PNL estuda esses modelos mentais, como eles se formam e também como influenciam o seu comportamento e aprendizagem. Com a ajuda de um conjunto de técnicas, esse método visa auxiliar no entendimento e transformação dos processos cognitivos responsáveis pela sua maneira de reagir às mais diversas situações. 

 

Os seus sentimentos e emoções refletem diretamente na maneira como se vê a si mesmo, o outro e até a realidade que o cerca. Por isso, a PNL explica como você pode fazer para mobilizar os seus padrões mentais e reagir de maneira mais assertiva ou até mesmo tomar decisões mais positivas na sua jornada.

 

O próprio termo é muito auto explicativo, onde programação se refere ao condicionamento da sua mente para criar ou recriar o modelo mental que você deseja; neuro sugere que os seus pensamentos fazem parte desse processo e a linguística corresponde à forma como você usa a linguagem para influenciar o seu comportamento e o dos que o rodeiam.

Como funciona a PNL

Qualquer situação vai sempre proporcionar três perspectivas diferentes sobre ela. 

Como você enxerga a situação

A primeira perspectiva diz respeito a como você vê a situação com base em toda a sua bagagem, os seus valores, ideais, crenças, interesses, desejos, entre outros aspectos. Todos esses fatores influenciam no seu modo de entender e lidar com o mundo ao seu redor. 

Como o outro enxerga a situação

A segunda perspectiva é sobre como você considera a interpretação que o outro tem sobre a mesma situação, a opinião, sentimentos, reações, etc. Isso vai ser determinante para você desenvolver ou não a habilidade de se colocar no lugar do outro.

Uma observação sistémica 

A terceira perspectiva trata-se de uma união das duas primeiras, onde você constrói uma nova visão que tem o potencial de olhar pelas duas outras perspectivas sem precisar escolher apenas uma. Você pode enxergar qualquer situação com uma visão muito abrangente, que engloba o outro e a si mesmo. 

 

Quando você alcança essa visão sistémica, a transformação acontece de três formas:

 

1 – Você muda a maneira como aborda determinado assunto;

 

2 – Você muda o seu modo de pensar sobre determinado assunto;

 

3 – Você muda o seu comportamento diante de determinado assunto.

 

A Programação Neurolinguística acredita que aquilo que você considera realidade é na verdade uma forma de enxergar o mundo. Cada ser tem um ponto de vista diferente, porque caminhou por trilhas diferentes. Por isso, para transformar o seu comportamento é preciso primeiro mudar o seu modo de pensar.

 

Com base nisto, a PNL tem como função identificar, modelar e transformar a sua estrutura subjetiva para então transformar a sua vida, ao criar em você uma postura muito mais positiva em todos os momentos, os bons e os menos bons.

 

Acreditamos que todo o mundo tem total capacidade e potencial para alcançar tudo aquilo que deseja. Basta entender quais são os modelos mentais que precisam de ser modificados e renovados, para conectar corpo e mente nesta jornada tão extraordinária que é a vida.

Conclusão

A Programação Neurolinguística pode ser muito positiva em todas as fases e momentos da sua vida, pois tem como principal objetivo ajudá-lo a alcançar a sua melhor performance, seja na vida pessoal ou profissional. 

 

Com ela, você passa a saber lidar melhor com os seus próprios sentimentos, aprende a tomar decisões com clareza e assertividade e entende como direcionar o seu comportamento para a conquista de tudo o que deseja.

 

Os métodos usados pela PNL vão fazê-lo assumir o controlo das suas emoções e, assim, canalizar as suas energias no que verdadeiramente importa para você. Isso vai ser determinante para os seus resultados.

 

Este artigo contribuiu para a sua aprendizagem e evolução? Se este conteúdo o ajudou de alguma forma e você acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para compartilhar nas suas redes sociais.

 

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

15 frases de incentivo para o sucesso
leia mais

15 frases de incentivo para o sucesso

Se o seu dia já começa mal, provavelmente todo o decorrer dele será na mesma vibração de energia. A solução para esses momentos é...

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar
leia mais

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar

Quando sua mente está cheia de preocupações do dia-a-dia, sua capacidade de relaxar e focar no presente diminui. Por isso, é tão importante manter...

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.
leia mais

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.

Todos nós somos emotivos em algum grau, uns com mais intensidade e outros com menor. O ser humano é capaz de sentir as mais...