Dinâmicas de grupo para desenvolver o trabalho em equipe - Alex Paxeco
Home » Inteligência Emocional » Dinâmicas de grupo para desenvolver o trabalho em equipe

Portal Alex Paxeco

Dinâmicas de grupo para desenvolver o trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe requer habilidades de interação e convivência social, o que pode não ser muito fácil para muitas pessoas. Nem todo mundo tem facilidade em lidar com o outro, ou até mesmo com opiniões e visões diferentes da sua.

Apesar disso, ainda é essencial que um time seja capaz de trabalhar em harmonia para alcançar melhores resultados.

Para que isso aconteça, a equipe precisa superar alguns obstáculos que podem atrapalhar a performance como um todo:

  • Individualismo;
  • Ruídos na comunicação;
  • Líderes despreparados;
  • Desvalorização do trabalho do colega
  • Diferentes níveis de motivação;
  • Falta de objetivos;
  • Diferentes graus de envolvimento com o trabalho;
  • Formas de trabalho diversas, entre outros.

Quando a equipe contorna essas questões, os resultados se multiplicam de maneira natural. Isso acontece porque, ao compreender e valorizar todos os integrantes e suas individualidades, as atividades podem ser planejadas com muito mais assertividade e organização, trazendo resultados surpreendentes.

Benefícios do trabalho em equipe

Você já deve ter ouvido isso, mas preciso reforçar que o time que cresce é aquele que trabalha junto.

Essa é uma habilidade que está se tornando cada vez mais essencial no mercado profissional. Listo aqui alguns dos benefícios do trabalho em equipe, confira:

  • Promove uma comunicação mais eficiente não só nas equipes, como na empresa;
  • Aprimora a construção de soluções trabalhando com a junção de todas as ideias;
  • Melhora a qualidade do clima no ambiente profissional;
  • Reforça a empatia entre colegas e equipes;
  • Promove o respeito, o senso de grupo e a união;
  • Acelera o desenvolvimento de projetos e a realização dos mesmos;
  • Melhora as relações interpessoais;
  • Forma times de alto desempenho;
  • Aumenta o fluxo de trocas de experiências, informações e conhecimentos;
  • Melhora a colaboração entre profissionais de todas as áreas;
  • Incentiva a competitividade profissional saudável e positiva entre as equipes.

Dicas de dinâmicas de grupo para desenvolver o trabalho em equipe

Para construir uma equipe que trabalha em harmonia e conquista os melhores resultados, é preciso primeiro desenvolver alguns atributos:

  • Motivação;
  • Empatia;
  • Comunicação ativa;
  • Confiança;
  • Sinergia;
  • Entre outros.

Separei algumas dinâmicas que podem te ajudar a desenvolver e incentivar esses atributos nos membros da sua equipe.

A vantagem em fazer uso de dinâmicas é que, por meio de uma brincadeira divertida, você obtém uma onda de motivação e ainda incentiva a confiança entre todos.

Confira, a seguir, quais dinâmicas escolhi:

Dinâmica Quebra-Gelo

Aqui o objetivo é fazer com que os participantes se conheçam mais.

Por isso, caso você esteja atuando em um grupo grande, será melhor dividí-lo em grupos menores.

Em cada grupo, os participantes serão divididos entre entrevistadores e entrevistados. Eles têm um tempo determinado para atuarem conforme seus personagens, onde o entrevistador faz as perguntas e o entrevistado as responde. Logo em seguida, os papéis são trocados para que mais pessoas possam se conhecer.

Você pode separar um momento no início da dinâmica para que os grupos definam quais serão as perguntas feitas pelos entrevistadores.

A interação nessa dinâmica é essencial para que todos possam se conhecer melhor, suas histórias de vida, suas crenças e ideais.

Ter a oportunidade de conhecer o outro é o primeira passo para a criação de uma conexão. Essa atividade permite que os integrantes comecem a entender melhor as motivações e comportamentos uns dos outros.

Dinâmica das Mãos Dadas

Essa dinâmica tem como objetivos incentivar a integração do grupo, além de destacar as habilidades de liderança que cada um tem.

Primeiro, você precisa formar uma roda com todos os participantes da dinâmica, todos precisam estar de mãos dadas.

Depois, peça para que cada pessoa memorize quem está segurando a sua mão esquerda e também a direita.

Assim que eles memorizem, é hora de todo mundo soltar as mãos e começar a andar livremente pela sala.

Você, então, posiciona uma cartolina colorida no chão e convida todos a se posicionarem em cima da cartolina, mesmo que precisem se espremer para isso. Note que a cartolina tem que ser num tamanho proporcional ao tamanho do grupo, para que todos caibam, mesmo espremidos.

Assim que eles estiverem em cima da cartolina, peça para se reposicionarem de modo que estejam dando as mãos para as mesmas pessoas de antes, cada um com a mão correta. Tudo isso deve ser feito sem que eles saiam de cima da cartolina.

O exercício só será completado se todos unirem seus esforços para o mesmo objetivo e com isso sincronizarem os movimentos da melhor forma possível.

Dinâmica da Ilha do Tesouro

Essa dinâmica é ótima para mostrar que o trabalho em equipe é sempre o melhor caminho, pois todos saem ganhando.

Você vai precisar de folhas de jornal e uma guloseima que possa ser o tesouro. Para começar, coloque em um canto da sala uma folha de jornal aberta com o “tesouro” em cima dela.

Divida então todos os participantes em duplas e distribua uma folha de jornal para cada dupla.

Alinhe todas as duplas no canto oposto à localização do tesouro e dê uma distância lateral de uns 50cm entre cada uma.

Peça que coloquem o jornal no chão e que os dois integrantes fiquem em pé sobre a folha.

O objetivo é chegar até o tesouro antes que os outros cheguem e que, para realizar isso, todos devem seguir duas regras apenas. A primeira é que a dupla só pode pisar em uma folha de jornal e a segunda é que o jornal não pode ser rasgado.

O desafio visa incentivar a colaboração entre todas as duplas, eles precisam perceber que somente por meio do trabalho em equipe vão chegar ao tesouro. Pois, se tentarem ir arrastando aos poucos, o jornal pode rasgar.

Então a única saída é convidar a dupla do lado para subir no jornal, assim a folha que ficou vazia pode ser colocada um passo adiante dos participantes e sendo trocada com a outra folha de jornal à medida que os 4 avançam juntos até o tesouro.

Dinâmica “Quem eu levo?”

Essa dinâmica é ótima para identificar as pessoas que o grupo tem como referência, seja de amizade, de liderança, de cooperação, etc.

Você vai precisar de folha, lápis, envelopes e bombons para dar de prêmio. Cada participante deve ter o seu envelope e os prêmios precisam ter no mesmo número que as perguntas. Coloquei três sugestões aqui, mas você pode inventar outras caso desejar.

Dê uma folha e um lápis para cada um dos participantes, eles deverão responder cada questão colocando o seu número na frente. Reforce que a resposta será anônima.

Exemplo: 1 – Resposta  2 – Resposta

Depois faça as perguntas:

1 – Qual integrante do grupo você preferia que estivesse com você em uma ilha deserta? (Descobrir os integrantes tem um bom relacionamento com a maioria)

2 – Imagine que tenha que organizar um evento, quem você convidaria para te ajudar neste trabalho? (Descobrir quem é visto como um exemplo de líder)

3 – Você ganhou uma viagem de prêmio, quais são as três pessoas do seu grupo que levaria com você? (Descobrir quem tem mais amigos)

Assim que todos tiverem respondido às perguntas devem colocar o papel no envelope e entregar para você. Depois é só ir abrindo os envelopes e somando os votos de cada questão. Os mais votados ganharão um bombom cada.

Lembre-se de traçar uma estratégia para incluir na dinâmica aqueles que não forem citados nem uma vez.

Conclusão

O trabalho em equipe é essencial para os times que desejam alcançar grandes resultados. Para conquistar essa capacidade é preciso melhorar não só a interação como também as habilidades de convivência social dos colaboradores.

Por isso, nada melhor do que essas sugestões de dinâmicas para trabalhar esses atributos em cada um. Elas atingem resultados extraordinários, de maneira leve e descontraída.

Esse artigo fez sentido para você? Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma e você acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para curtir e compartilhar nas suas redes sociais.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

15 frases de incentivo para o sucesso
leia mais

15 frases de incentivo para o sucesso

Se o seu dia já começa mal, provavelmente todo o decorrer dele será na mesma vibração de energia. A solução para esses momentos é...

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar
leia mais

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar

Quando sua mente está cheia de preocupações do dia-a-dia, sua capacidade de relaxar e focar no presente diminui. Por isso, é tão importante manter...

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.
leia mais

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.

Todos nós somos emotivos em algum grau, uns com mais intensidade e outros com menor. O ser humano é capaz de sentir as mais...