Dicas para alcançar a maturidade emocional no relacionamento
Home » Inteligência Emocional » Dicas para alcançar a maturidade emocional no relacionamento

Portal Alex Paxeco

Dicas para alcançar a maturidade emocional no relacionamento

Manter um relacionamento saudável é uma tarefa que requer muita dedicação e esforço. Afinal, estamos falando de duas pessoas com vontades e ideias diferentes. É preciso não só saber gerir e lidar com as suas próprias emoções, como também compreender e considerar as emoções do outro.

A maturidade emocional é o que demonstra o quão capaz de fazer essas duas coisas o casal é e o quanto eles se esforçam para melhorar a cada um dia um para o outro, e também para si mesmos.

Ter a consciência de como as emoções influenciam o equilíbrio da relação faz com que se tenha a oportunidade de escolher os comportamentos que serão mais benéficos e saudáveis para ambos.

Neste artigo, vou falar sobre o que pode ser feito para alcançar a maturidade emocional no relacionamento.

O que é maturidade emocional no relacionamento?

Podemos dizer que amadurecer é o mesmo que adquirir a capacidade necessária para lidar de uma maneira positiva com os desafios da fase de vida em que você se encontra.

Quando falamos de amadurecimento emocional no relacionamento, nos referimos ao casal que foi capaz de alinhar seus pensamentos, emoções e atitudes. E isso não quer dizer que pensam ou agem igual, mas sim que estão de comum acordo que cada um tem o direito de ser quem é verdadeiramente.

Se, como um casal, vocês pensam sobre algo e fazem o oposto do que pensam, ou se sentem de determinada forma, mas demonstram se sentir de outro jeito, isso significa que estão desalinhados e que a maturidade não foi alcançada ainda.

Quando ela chega, vocês notam que se comportam e agem naturalmente de acordo com o que está no campo dos sentimentos e pensamentos de cada um. É como uma sincronia entre as diferenças que existem entre os dois.

Ao olhar para um casal assim, é fácil perceber que eles trabalham juntos pelo bem da relação e se preocupam que ela seja saudável para ambos. É quase como uma banda que toca em perfeita harmonia.

É claro que não podemos dizer que a maturidade no relacionamento vai impedir que qualquer desavença ou obstáculo apareça no meio do caminho. Mas, é ela que vai dar forças para que o relacionamento supere o que for preciso, sem recair em erros já cometidos e sofrimentos desnecessários.

Os sinais da falta de maturidade no relacionamento

A falta de controle emocional é um dos sinais mais fortes de que algo não vai bem no relacionamento. Quando um, ou os dois, se deixa dominar pelos sentimentos e reage com agressividade ou impulsividade, o relacionamento se mantém sempre sujeito ao que acontece.

Se tudo está bem, então o casal se sente nas nuvens, mas no momento em que algo muda, tudo se transforma e a relação pode até mesmo ficar por apenas um fio.

Listo aqui alguns comportamentos negativos que demonstram essa falta de controle emocional e de maturidade no relacionamento. É importante entender que a médio e longo prazo, esses padrões podem até mesmo destruir por completo um relacionamento.

  • Um depende do outro, e nenhuma das partes pode ter um momento apenas para si, sempre estão juntos.
  • Ciúmes exagerados e sem sentido que resultam em um comportamento controlador, querendo ditar o que o outro pode ou não fazer.
  • Cobranças e expectativas para que o outro mude e se torne o parceiro “ideal”.
  • Não conseguem se comunicar de maneira correta e muito menos se colocar no lugar um do outro.
  • Frustração constante com o jeito e as características do outro, chegando até mesmo a querer mudar quem ele é.
  • Mesmo os acontecimentos mais pequenos e sem importância se tornam uma grande tempestade.
  • Falta de perdão e apego exagerado ao passado do outro, mesmo quando não estavam juntos ainda.
  • Brigas constantes e términos por causa de qualquer motivo.
  • Falta de confiança um no outro e sentimento de insegurança que nunca some.
  • Amor que só existe sob algumas condições, como exemplo, amar só enquanto estiver de bem com a vida, se começar a passar por dificuldades, o outro foge.

Dicas para alcançar a maturidade emocional no relacionamento

Lembre-se de respirar fundo

Quando o conflito acontece é natural que a sua primeira reação seja negativa, isso vem do seu instinto. Por isso, é essencial se lembrar de respirar fundo e contar até dez assim que esse impulso surgir. Você não quer se arrepender por agir de maneira inconsequente sem conseguir ao menos pensar com clareza na situação.

Pedir um tempo para se acalmar não é motivo de vergonha, é cuidado com a relação.

Saber manter a calma em momentos desafiadores demonstra controle emocional.

Busque conhecer o outro

Muitas das nossas atitudes e ideias são reflexos do ambiente em que crescemos e da nossa história de vida. Isso acontece também com o outro.

É muito importante que os dois compartilhem suas histórias de vida, infância e até mesmo que tipo de relação construiu com os pais. Além de aproximar, isso também tem o poder de ajudar a trabalhar a empatia.

Entender que vocês são pessoas diferentes e que isso não significa que precisem viver em pé de guerra por isso, é o caminho para minimizar os conflitos dessa ordem.

Prezem sempre pelo autoconhecimento de cada um, e também pelo respeito um ao outro.

A compreensão é o melhor caminho

Um relacionamento é feito de dois seres humanos imperfeitos, por isso é natural que um busque no outro o apoio para suprir suas carências.

Reconheça as necessidades que existem por trás da sua relação e compreenda que assim como o outro está buscando algo em você, o mesmo acontece em relação ao que você espera dele.

Saber disso faz com que vocês se tornem mais conscientes dos comportamentos negativos e abandonem aos poucos essa necessidade, permitindo que o amor se transforme e cresça.

Volte para a realidade

Muitos ainda sonham com o príncipe encantado no cavalo ou com a imaculada princesa da torre, isso não passa de uma ilusão que nos foi vendida.

Somos todos seres humanos e por isso estamos todos propensos a errar.

Um relacionamento não é feito apenas de bons momentos, e não tem quase nada de parecido com os contos de fada.

Esperar que o outro se porte de maneira “ideal” é exigir algo que ninguém é capaz de fazer.

Crises e momentos desafiadores não são um sinal da falta de amor, e sim uma oportunidade para fortalecer mais ainda o laço.

Assuma a sua responsabilidade

É muito fácil apontar o erro do outro, principalmente quando se trata de encobrir nossa própria falha.

Em um relacionamento isso pode se tornar extremamente pesado para quem carrega o fardo de estar sempre errado.

A relação é feita de duas pessoas, e com certeza não é apenas um que tem o potencial de cometer enganos.

Reconheça quando o erro for seu, peça desculpas e dê o seu melhor a partir daí. Errou de novo? Tudo bem, você não é perfeito e nem vai ser.

O importante é saber assumir a sua responsabilidade.

Isso também deve te fazer pensar muito antes de decidir como lidar quando o outro erra, afinal, assim como você, ele também não é perfeito. Vocês precisam aprender a focar na solução.

Cultive um tempo para si mesmo

É essencial que cada um tenha um tempo para curtir a si mesmo sem a presença do outro. Seja com os amigos, com a família, ou sozinho em casa.

Busque fazer o que gosta e veja como você pode sim ser feliz mesmo quando não está perto do outro.

Manter um relacionamento saudável consigo mesmo só traz benefícios para a sua relação.

Conclusão

Se você começar a colocar essas dicas em prática no seu dia a dia vai perceber que aos poucos a sua forma de pensar, agir e sentir vai se transformar para melhor no relacionamento.

É muito importante ser mais empático e flexível quando se está lidando com o outro, dessa maneira você vai ser capaz de oferecer o seu melhor e também de extrair o melhor do outro.

Amadurecer emocionalmente como um casal faz bem para os dois e para quem convive com vocês.

É uma mudança que agrega diversos benefícios na sua vida, com resultados positivos para a saúde mental e física, além de aumentar o bem estar e a satisfação em viver.

 

Esse artigo fez sentido pra você? Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma, e você acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para curtir e compartilhar nas suas redes sociais.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

15 frases de incentivo para o sucesso
leia mais

15 frases de incentivo para o sucesso

Se o seu dia já começa mal, provavelmente todo o decorrer dele será na mesma vibração de energia. A solução para esses momentos é...

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar
leia mais

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar

Quando sua mente está cheia de preocupações do dia-a-dia, sua capacidade de relaxar e focar no presente diminui. Por isso, é tão importante manter...

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.
leia mais

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.

Todos nós somos emotivos em algum grau, uns com mais intensidade e outros com menor. O ser humano é capaz de sentir as mais...