Como superar o sentimento de tristeza profunda - Alex Paxeco
Home » Inteligência Emocional » Como superar o sentimento de tristeza profunda

Portal Alex Paxeco

Como superar o sentimento de tristeza profunda

A tristeza é uma das emoções que surgem naturalmente quando as coisas não vão tão bem em sua vida. Todos nós já nos sentimos tristes algumas vezes ao longo da vida, mas precisamos ressaltar que quando esse sentimento se torna frequente e intenso demais, algo está errado.

O excesso de tristeza dói demais, você se sente completamente desanimado, sem conseguir ver graça nas coisas, e vai se afastando aos poucos dos amigos e deixando os seus sonhos para trás.

Chamamos isso de tristeza profunda e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 120 milhões de pessoas sofrem com ela ao redor do mundo.

A origem quase sempre está conectado com situações específicas da vida, como um trauma, uma desilusão no amor, a perda de alguém amado, algum conflito interior não resolvido, entre outras.

É preciso ficar muito atento ao perceber que a tristeza profunda está se instalando no seu peito, porque ela pode desencadear a depressão.

Por isso, escrevi esse artigo para te ajudar a identificar esse mal e combatê-lo da melhor forma possível.

O que é a tristeza?

A tristeza é uma das cinco emoções básicas do ser humano. Ela é uma resposta a algo que acontece na nossa vida e que não está de acordo com nossa vontade.

Muitos especialistas acreditam que ela é uma das emoções que mais demoram a ir embora uma vez que são sentidas. Afinal, o ser humano tem o hábito de ficar remoendo a sensação da tristeza e situação vivida por mais tempo do que quando outras emoções são ativadas.

Tudo isso pode gerar um obstáculo ainda maior em sua vida, como a depressão ou os transtornos de ansiedade.

Apesar disso, não tem como fugir dela, ela independe da sua vontade de senti-la ou não.

O que você pode fazer é decidir como lidar com ela uma vez que está em si.

Pode permitir que ela te paralise e não te deixe caminhar ou seguir em frente. Ou então pode entender seu valor e transformá-la em um impulso ou aprendizado.

Quais são os sintomas da tristeza?

Além dos sintomas mais óbvios como o choro intenso e frequente, existem também outros sinais que podem indicar a presença da tristeza em sua vida.

Confira na lista abaixo se você tem algum deles:

  • Mau humor constante, nada é bom o suficiente para te alegrar;
  • Cansaço excessivo e pouca energia para realizar as tarefas diárias;
  • Incapacidade de focar em qualquer coisa;
  • Sensibilidade intensa sem motivo nenhum ou em momentos que seriam normais em outros tempos.

Dicas para superar a tristeza profunda

Mude a sua perspectiva

Olhe para a tristeza como uma amiga, que veio te avisar que algo está errado e precisa ser mudado ou readaptado. Ela sempre traz uma lição, para te impulsionar a ser melhor.

Quando você perde alguém que ama tem duas opções: Perder o rumo de tudo e desistir da vida ou se readaptar e reaprender a viver sem a presença dessa pessoa, além de se sentir motivado a ser melhor em homenagem à memória de quem se foi.

Escolher a segunda opção não quer dizer que você não vai sofrer com o que aconteceu, pelo contrário, é impossível não se sentir triste pelo ocorrido, mas você escolhe usar a dor para honrar a história que dividiu com a pessoa e crescer.

Mude a sua perspectiva sobre o que a tristeza significa para você.

Sinta a tristeza

Muitas pessoas acreditam que reprimir a tristeza é a melhor forma de fazer ela passar rapidamente. Isso é um grande erro e vai fazer com que ela cresça cada vez mais dentro de si mesmo.

A melhor maneira de lidar com qualquer emoção é encarar o que se está sentindo.

Sinta a tristeza com todo o seu coração, viva esse momento e se permita ser apenas humano.

Somente depois disso você vai conseguir pensar com a clareza necessária e entender o que precisa ser feito para superar a tristeza.

Olhe ao seu redor

A tristeza te faz fixar o olhar em apenas um lugar e esquecer de tudo o que está ao seu redor.

Para vencer esse momento é preciso se esforçar para olhar ao seu redor e perceber todas as coisas maravilhosas que você tem nessa vida, todas as pessoas que estão ao seu lado, todos os momentos bons que você tem para viver…

Mude o foco do que está faltando para todas as possibilidades que existem no seu caminho e então agradeça! A gratidão nos leva para longe da tristeza.

Divirta-se

Outra dica que pode te ajudar a deixar a tristeza para trás é buscar atividades que tirem o seu foco dela e te tragam alegria.

Cada um tem seu próprio hobbie, seu lugar favorito, sua atividade preferida. Escolha uma e vá esquecer do que te deixa triste.

Você pode viajar, ir ao cinema, sair com os seus amigos, ir dançar, fazer um curso, assistir um seriado ou filme, seja lá o que for, lembre-se de se divertir muito!

Trabalhe o seu autoconhecimento

Entender as suas emoções é sempre a melhor forma de lidar com elas.

Por isso, é tão importante estar em contato direto consigo mesmo, para compreender de onde vem tanta tristeza e como você pode superá-la.

Acolher suas dores e tristezas é entender que cada uma delas foi importante na sua jornada e te fizeram ser um pouco melhor. O seu passado é a sua história, e foi ele que te trouxe até aqui neste momento, então aprenda a olhar para ele com olhos de gratidão e não de dor.

Essa perspectiva vai te ajudar a diminuir qualquer emoção que esteja relacionada às situações que não deveriam doer mais.

Conclusão

Depois de tantas informações e dicas podemos concluir que a tristeza vai aparecer mais cedo ou mais tarde na sua vida, e muitas outras vezes ainda.

O ponto principal é saber como lidar com essa emoção, para que ela não seja um freio na sua caminhada.

Sempre que sentir a tristeza dominando sua vida lembre-se dessas dicas e coloque-as em prática, isso com certeza vai te ajudar.

 

Partilha comigo aqui embaixo nos comentários o que você achou desse artigo. Depois é só compartilhar nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a esse conteúdo valioso.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

15 frases de incentivo para o sucesso
leia mais

15 frases de incentivo para o sucesso

Se o seu dia já começa mal, provavelmente todo o decorrer dele será na mesma vibração de energia. A solução para esses momentos é...

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar
leia mais

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar

Quando sua mente está cheia de preocupações do dia-a-dia, sua capacidade de relaxar e focar no presente diminui. Por isso, é tão importante manter...

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.
leia mais

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.

Todos nós somos emotivos em algum grau, uns com mais intensidade e outros com menor. O ser humano é capaz de sentir as mais...