Como lidar com pessoas falsas e mentirosas - Alex Paxeco
Home » Inteligência Emocional » Como lidar com pessoas falsas e mentirosas

Portal Alex Paxeco

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas

A mentira definitivamente não é um comportamento saudável, mas mesmo assim está presente nas relações humanas.

Mas, o que é mentir? É o ato de fazer afirmações ou negações falsas e ilegítimas a respeito de uma pessoa ou situação, seja em maior ou menor grau.

O fato é que nós estamos sempre nos deparando com a mentira, ela está presente tanto na nossa vida pessoal como na profissional.

Por isso, nesse artigo vou te ajudar a entender qual a melhor maneira para lidar com pessoas falsas e mentirosas.

Por que o ser humano conta mentiras?

Primeiro, precisamos entender porque é que as pessoas têm o hábito de contar mentiras.

Apesar do que pode parecer, nem todas as mentiras são reflexos de uma pessoa com caráter ruim.

O professor Robert Feldman realizou um estudo na Universidade de Massachusetts para entender o comportamento mentiroso que o ser humano tem e constatou que as pessoas mentem, em média, pelo menos uma vez a cada dez minutos de interação.

Ele também notou que as pessoas tendem a ser mais mentirosas quando estão longe do contato visual.

O seu estudo apontou que existem pessoas que não conseguem evitar a mentira.

São diversos os motivos que fazem essas pessoas mentirem, como: compulsão, distúrbio comportamental, falta de autoconfiança, vontade de pertencer, entre muitos outros.

As pessoas mentirosas usam a mentira como meio de evitar conflitos, ou até mesmo para lidar com alguma limitação que possuem.

Geralmente, elas desenvolvem uma habilidade maior em persuadir, manipular, dissimular, improvisar e até mesmo de se comunicar, sempre fazendo o possível para esconder suas verdadeiras emoções.

Por isso, é preciso estar atento para que a mentira não se torne algo prejudicial.

Você sabe dizer se conhece ou convive com alguém mentiroso? Vou te ajudar a descobrir.

Como reconhecer uma pessoa mentirosa

Na maioria das vezes, as pessoas mentirosas cultivam comportamentos distintos em seus relacionamentos. Quando estão com você se mostram compreensivas, gostam de fazer apenas elogios e te incentivam em tudo que você escolhe fazer, mas basta que você não esteja por perto para que elas se transformem.

Recorrer a fofoca, questionam às suas atitudes ou até mesmo debocham, agindo de forma totalmente contrária ao que te mostram ser.

Por isso, as pessoas assim podem acabar sendo prejudiciais, uma vez que usam a confiança que você deposita nelas para criarem conflitos.

O ponto é que se você é daquele tipo de pessoas que acredita muito nos outros, dificilmente vai perceber que está convivendo com alguém falso.

Mas, essas pessoas sempre deixam escapar alguns sinais e, se você estiver atento, pode facilmente identificá-la.

Listo aqui alguns desses sinais:

  • Costumam fazer especulações e adoram quando alguém puxa assunto e inicia críticas
  • Têm a tendência de promover autoelogios e se gabam por qualquer coisa
  • Preferem andar com pessoas poderosas e influentes
  • São muito simpáticas quando esperam algo em troca
  • Buscam se beneficiar sempre, mesmo quando isso inclui prejudicar o próximo.

Como lidar com pessoas mentirosas

Agora que você já consegue identificar se conhece ou convive com alguém mentiroso, vou te dar algumas dicas para você aprender a lidar com elas da melhor maneira possível, sem permitir que elas tenham o poder de te prejudicar.

1 – Escute verdadeiramente

Quando você está dialogando com alguém, mas não está verdadeiramente presente naquele momento, pode deixar passar importantes pistas sobre a sinceridade dessa pessoa. É comum que, durante a conversa, a pessoa mentirosa caia em contradições ou apresente fatos incongruentes.

Por isso, lembre-se de estar sempre atento ao conversar com alguém. Mesmo que você não esteja interagindo com um mentiroso, afinal, é muito nobre dispor seu tempo, atenção e interesse pelo que alguém tem para lhe dizer.

2 – Não julgue

Quando você descobre que alguém é mentiroso, seu primeiro instinto é condenar a pessoa. Mas, esse não é o melhor caminho para resolver o problema, isso apenas vai criar um conflito.

É importante que, antes de julgar, você busque identificar as razões que levaram tal pessoa a ter esse tipo de comportamento.

Não estou falando para você ignorar a mentira ou estar de acordo com ela, mas sim de compreender o problema que está por trás dela e assim conseguir ter uma visão mais ampla que vai te dar maiores chances de ajudar essa pessoa a superar essa necessidade.

3 – Converse

Quando descobrir que foi vítima de uma mentira, chame a pessoa para conversar, mostrando para ela o que você descobriu e entendendo os motivos pelos quais ela inventou essa mentira.

Não é bom confrontá-las ou abordá-las de maneira agressiva, pois isso tende apenas a piorar a situação. O ideal é que você apresente os fatos e se mostre disposto a ajudá-las caso elas estejam enfrentando algum problema mais grave.

4 – Mostre que a confiança foi quebrada

Outro ponto importante para lidar com as pessoas mentirosas é sempre demonstrar quando você se sente traído por descobrir uma mentira. Caso você tenha certeza de que a pessoa está mentindo, procure provas que evidenciem sua conclusão e mostre a ela para que entenda o porquê do seu afastamento ou da sua decepção.

Se você não faz nada quando descobre uma mentira, a pessoa tende a mentir cada vez mais para você, pois sabe que não sofrerá nenhuma consequência mesmo que você descubra.

Por isso, se você tiver a intenção de manter o contato com a pessoa, ofereça sim o seu apoio, mas deixe claro que devido ao acontecido a confiança que você tinha nela está abalada e que para restaurá-la será necessário comprometimento da parte dela em se esforçar para contar sempre a verdade.

Não se esqueça também de que essa situação não vai ser resolvida da noite para o dia e apenas ao longo do tempo que a confiança pode ser restabelecida.

5 – Ofereça sua ajuda

Nem sempre o mentiroso vai conseguir mudar sozinho, porque essa não é uma tarefa simples. Portanto, se você sentir que consegue ajudá-lo, ofereça seu apoio.

É claro que você não tem o poder de mudar ninguém, isso é uma tarefa individual que somente ele pode executar. Mas nós sempre podemos apoiar e incentivar essa mudança naqueles que nos rodeiam.

6 – Busque a verdade

Quando você já sabe que está lidando com uma pessoa que tem o costume de alterar os fatos, ou de até mesmo mentir descaradamente, é importante sempre se preocupar em checar qualquer informação que ela lhe repassar.

Crie o hábito de estar sempre buscando validar os fatos que são ditos por essa ou por outras pessoas mentirosas que você conhece. Isso evita que você tenha dores de cabeça no futuro por acreditar em uma mentira.

Além de ser também uma maneira de prezar pela verdade de todas as situações, independente da circunstância ou de quem esteja falando com você.

7 – Tenha cautela

Quando você lida diariamente com pessoas que têm o hábito de mentir, principalmente na sua vida profissional, é essencial que você esteja sendo sempre cauteloso na interação com ela.

Você precisa fazer isso para evitar problemas e conflitos futuros que podem te prejudicar.

Por isso, esteja sempre registrando e guardando mensagens, áudios, e-mails, documentos, e tudo o que puder servir de prova ao seu favor caso ela, algum dia, crie uma acusação injusta contra você.

Manter esse hábito de cautela vai ser de extrema importância e ajuda se isso realmente acontecer algum dia.

Conclusão

As pessoas mentem como uma forma de evitar lidar da maneira correta com seus defeitos, por isso inventam verdades para criar um mundo mais aceitável para si mesmas.

Mas, se isso não for tratado pode se tornar altamente prejudicial, não só para quem mente, mas para quem convive com ele.

A mentira demonstra uma completa falta de controle do indivíduo sobre as suas próprias emoções.

Se faz urgente trabalhar o autoconhecimento para entender suas emoções e a autogestão para direcionar e gerir melhor essas emoções.

Esse artigo fez sentido para você? Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma e você acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para curtir e compartilhar nas suas redes sociais.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

15 frases de incentivo para o sucesso
leia mais

15 frases de incentivo para o sucesso

Se o seu dia já começa mal, provavelmente todo o decorrer dele será na mesma vibração de energia. A solução para esses momentos é...

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar
leia mais

5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar

Quando sua mente está cheia de preocupações do dia-a-dia, sua capacidade de relaxar e focar no presente diminui. Por isso, é tão importante manter...

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.
leia mais

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.

Todos nós somos emotivos em algum grau, uns com mais intensidade e outros com menor. O ser humano é capaz de sentir as mais...